sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Introdução

Bom dia a todos!

Hoje o dia amanheceu algo soalheiro mas as nuvens teimam em atrapalhar...quanta monotonia!

Hoje são me sinto particularmente inspirado para iniciar esta aventura de seguir as pegadas dos grandes armeiros europeus.
Falo em armeiros europeus pois foi aqui no "Velho Continente", apesar de todos os seus defeitos (que actualmente parecem ser mais do que nunca!), que se produziram algumas das maiores obras primas que o mundo armeiro já viu.
Inglaterra, Bélgica e Itália estiveram sempre no topo dos melhores fabricantes mundiais de espingardas de cano liso; Alemanha e Áustria - grandes entusiastas da caça maior - eram "Reis e Senhores" a fabricar magníficas carabinas; num passado mais recente surge a Espanha, com os seus artesãos da antiga cidade de Eibar (País Basco), a apresentarem produtos de alta qualidade capazes de competir em qualidade e preço com alguns dos melhores.
Escola de Armaria Léon Mignon - Líége, Bélgica; década de 20 aprox.

A seu tempo faremos esta jornada juntos. Tentarei explicar dento das minhas possibilidades e, de forma tão clara quanto possível, todos os assuntos englobados neste Universo vasto da armaria fina.

Convém contudo referir que sendo o tema central deste Blog as armas denominadas "Best Quality, os meus posts irão dar particular enfoque às armas Inglesas e Belgas. Não apenas porque são as minhas preferidas, mas porque é uma verdade universalmente aceite, que são as melhores armas do mundo; salvaguardando obviamente algumas honrosas excepções oriundas da Península Itálica!

Espingarda de caça Auguste Francotte, fabricada em 1936 - Pertença do autor.
Dominarão as armas de canos justapostos, particularmente de platinas, com ou sem cães exteriores, pois foram essas que estabeleceram o padrão daquilo que é uma "Best Quality". Na verdade algumas das maiores caçadas da história foram feitas com armas de canos justapostos, cães exteriores, e disparando cartuchos de pólvora preta; fiquem os mais cépticos sabendo que a sua eficácia era tal que se estabeleceram recordes que, hoje serão praticamente impossíveis de igualar!
Mas sobre tudo isso falaremos mais tarde.

Para já quero apenas fazer uma nota orientadora dos temas que irei abordar; e nem só de armas falarei. Sendo as armas de caça o meu tema central e de eleição, irei abordar outros temas tão diversos como, balística, histórias de caça, tiro de stand e grandes personalidades deste mundo. Desde o mais comum caçador ao mais consagrado atirador de pombos, passando pelos inúmeros Mestres Espingardeiros que tenho vindo a conhecer, e aqui no nosso Portugal existem ainda alguns!

Stand de tiro do Clube de Caçadores do Porto - O mais antigo clube de tiro português com 135 anos de história; fundado em 1878.

Sem comentários:

Enviar um comentário